O WhatsApp é a rede social de mensagens mais popular entre os brasileiros. Saiba como você pode aproveitar muito mais dessa poderosa ferramenta.
O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros, presente em cerca de 99% dos smartphones ativos do Brasil e com mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo.
Tanto sucesso fez com que as empresas passassem a enxergar no aplicativo, um importante canal de comunicação com o seu público e, em 2018, foi lançado o WhatsApp Business, uma conta comercial com funcionalidades que buscam facilitar a aproximação das empresas com os clientes. Conheça um pouco mais sobre essa ferramenta e saiba como ela pode te ajudar a vender mais sem gastar nada!
WhatsApp Convencional vs WhatsApp Business
Assim como a conta convencional, destinada a pessoas físicas, o WhatsApp Business permite a troca de informações por meio de mensagens de texto, áudio, imagens, vídeos, documentos e do compartilhamento de contato e localização, porém, o WhatsApp Business traz alguns recursos extras que poderão te ajudar muito na comunicação com os seus clientes.
A cereja do bolo: as ferramentas comerciais
A principal diferença entre WhatsApp e o WhatsApp Business está nessas ferramentas comerciais. Nela, você consegue mostrar de maneira rápida e eficiente as principais informações sobre o seu negócio, produtos e serviços.
Perfil comercial
Essa é a opção que ficará visível para seus clientes. Nessa tela, é possível cadastrar todos os dados que você deseja exibir, como a logo da empresa, nome, descrição da empresa, tipo de serviço prestado, endereço, horário de funcionamento, e-mail e site. Todas essas informações poderão ser visualizadas pelos clientes ao entrarem no seu perfil.
Catálogo
Aqui serão cadastrados seus produtos e serviços. Nele é possível cadastrar o nome do item, preço, descrição e uma galeria de fotos. Essa ferramenta permite que o WhatsApp funcione como uma loja virtual, em que o cliente pode adicionar vários produtos no carrinho e gerar uma mensagem com tudo o que ele precisa diretamente pra você.
Mensagens de saudação e de ausência
Atender um cliente o mais rápido possível, é crucial para a concretização de uma venda. As mensagens de saudação e de ausência estão aqui pra te ajudar.
Ao configurar uma mensagem de saudação, sempre que um novo cliente entrar em contato com você, ele receberá a mensagem que você definir instantaneamente, enquanto na mensagem de ausência, você poderá avisar o cliente que não está disponível no momento.
Além disso, você consegue configurar o envio da mensagem de ausência de acordo com os horários de funcionamento que você definir no perfil comercial, um horário personalizado definido na própria tela da mensagem de ausência ou sempre que alguém mandar uma mensagem para você.
Respostas Rápidas
Essa é uma funcionalidade que pode te ajudar a digitar um pouco menos ????
Você pode configurar mensagens ou o envio de um arquivo de mídia utilizando atalhos que você mesmo define, como é o caso da imagem abaixo em que escrevendo /obrigado no chat, toda a mensagem predefinida será enviada para o cliente.
Chatbots e automação
A API do WhatsApp Business permite automatizar suas conversas com chatbots. Você pode trabalhar com cenários comuns de vendas e suporte automaticamente. É muito fácil começar a usar esse recurso com um serviço Chatbot WhatsApp do SendPulse ou uma das outras ferramentas semelhantes. Você só precisa se registrar na plataforma e, em seguida, pode usar um construtor visual de bots para configurar seus fluxos de mensagens. Nenhuma codificação necessária.
Etiquetas: organizando suas conversas
Através das etiquetas, você consegue classificar os clientes que enviam mensagem pra você. O WhatsApp Business já traz algumas etiquetas configuradas, mas você é livre para alterar o nome, a cor, remover e criar novas etiquetas. Quando você possui clientes cadastrados em uma determinada etiqueta, você pode criar listas de envio de mensagem em massa para os clientes cadastrados em determinada etiqueta, expandindo suas ferramentas de marketing e comunicação.
Múltiplos usuários
Esse recurso permite que você instale e consiga utilizar o WhatsApp Business simultaneamente em outros 4 dispositivos, possibilitando a utilização da plataforma por vários atendentes.
A utilização por múltiplos usuários ainda não é a ideal para algumas empresas, pois não conta com recursos como o direcionamento das mensagens para determinado operador, mas já é um começo, e pode ser implementado futuramente.
Para instalar o WhatsApp Business basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e fazer o download. Lembrando que é possível também utilizar um telefone fixo para cadastrar no aplicativo, assim como nós utilizamos por aqui. Nesse caso, ao invés de receber o código de instalação por SMS, você pode solicitar a ligação direto no telefone que deseja cadastrar.
Comece agora a utilizar o WhatsApp Business na sua empresa e com nossas dicas, apresente seu negócio de forma muito mais profissional e simplificada para seu cliente.
Se precisar melhorar suas estratégias de marketing digital, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar o seu negócio!